Descrição enviada pela equipe de projeto. O Domo das Visões (DoV) é o terceiro domo de uma série de experimentos, é um experimento que tem como objetivo a consciência de como a criação de conhecimento afeta nossa arquitetura e nosso bem estar, ao se construir dentro de uma estufa, e trabalhar com um espaço aquecido com energia solar de forma passiva, uma vez que a envoltória gera um terceiro clima, como a maioria do clima que utilizamos.
Um espaço que não é nem no interior, nem no exterior, e proporciona um melhor espaço para um encontro entre homem e natureza.
A incerteza como premissa promove uma sensibilidade - uma sensibilidade para as escolhas que fazemos e as consequências aqui, para o espaço que criamos e para o mundo em que vivemos. Se fizermos algo diferente, as coisas serão diferentes - por isso o que fazemos e a forma como o fazemos é importante.
Toda construção é temporária, é só uma questão de perspectiva. O fato que o Domo de Visões é 'mais' temporário que muitos outros edifícios proporciona um forte convite para refletir sobre os circuitos que os materiais fazem parte e para contemplar como o edifício é construído para ser desmontado mais uma vez, assim como seus elementos constituintes que podem fazer parte do mundo em novas maneiras. No entanto, os pensamentos são igualmente relevantes e exigidos em qualquer outra construção.
Quando escolhemos a madeira como material principal, com base em nosso conhecimento atual, é uma escolha sustentável. Também se aplica quando elegemos deixas que os conhecimentos dos produtores de materiais sejam co-decisões no desenho dos materiais do edifício, assim como o é quando deixamos que os conhecimentos desses produtores formem parte do desenho dos elementos do edifício. É a interação que nos permite utilizar os materiais da melhor maneira, para otimizar o consumo de material no desenho e reduzir a quantidade de resíduos.
Quando a cúpula é revestida com policarbonato em forma losangular, ao invés de hexágonos ou triângulos, os resíduos diminuem de cada unidade e também em suas juntas sobrepostas. Quando as vigas curvadas de CNC podem ser montadas em um simples nó metálico cortado a laser, a quantidade de metal utilizada também é reduzida e a produção é otimizada.
O encontro com o mundo é fundamental para um centro de cultura moderno como o DoV 3.0. Escolhemos encontrar com o mundo com a responsabilidade e o desejo que ela seja aceitada e colocada em diálogo. Como um centro cultural, a estrutura formará um marco onde as pessoas podem se encontrar com facilidade em um espaço aberto e seguro, onde as ideias e pensamentos possam ser trocados e desdobrados através da confiança. Queremos fazer deste um espaço para eventos onde as pessoas podem evoluir e onde as conversas possam dar consistência à nossa compreensão de mundo.
O DoV 3.0 serve como uma estrutura onde um espaço multiuso foi criado para abrir os olhos, ouvidos, pensamentos e sentidos.